segunda-feira, 27 de julho de 2009

Modos de jogo (Game Types)

Muitos jogadores conhecem um ou dois modos de jogo, às vezes nem conhecem como se dão os pontos no modo que jogam frequentemente. Este post visa explicar cada modo de jogo do Urban Terror.

Free for All (FFA - gametype 0): É cada um por si. Após um limite de frag ou de minutos ser atingido, a rodada termina e o vencedor é a pessoa que mais matou. Se você for morto, irá reaparecer em um lugar aleatório do mapa após um pequeno tempo de espera.

Team Deathmatch (TDM - gametype 3): O objetivo é acumular mortes para o time. Após um limite de minutos ou de frags por time ser atingido, a rodada termina e o time ganhador é o aquele que matar mais. Se você for morto, irá reaparecer em um lugar aleatório do mapa após um pequeno tempo de espera.

Team Survivor (TS - gametype 4): O objetivo é aniquilar o time adversário. A rodada termina quando todos os membros de um time forem mortos, o time sobrevivente ganha um ponto. Se você for morto, não poderá reaparecer até o fim da rodada. Dependendo da configuração do servidor, morte súbita (sudden death) pode ser aplicada. Quando morte súbita está ativada, adiciona-se uma última rodada em caso de empate.

Follow the Leader (FTL - gametype 5): No começo de cada rodada, o servidor escolhe uma pessoa do time para ser o líder (leader). O líder é designado por um capacete da cor do time. Uma bandeira também aparece com o time. O objetivo é marcar o máximo de pontos possível. Somente o líder obtém pontos por alcançar a bandeira adversária. A rodada acaba quando o líder toca a bandeira inimiga ou se ambos os times morrerem. Se você for morto, não poderá reaparecer até o fim da rodada. Pontuação segue abaixo.

* 5 pontos se o líder alcançar a bandeira adversária
* 3 pontos se o outro time morrer e teu líder sobreviver
* 1 ponto se matar o outro time, mas o líder do time não sobreviver

Capture & Hold (C&H - gametype 6): Vários pontos de bandeira estão posicionadas pelo mapa. Quando você ocupa estes lugares, a bandeira muda para a cor do teu time. Cada minuto teu time adquire um ponto por bandeira dominada. O objetivo é segurar o máximo de bandeiras possível em cada intervalo de pontuação. Se você for morto, poderá reaparecer após um pequeno tempo de espera.

Capture the Flag (CTF - gametype 7): Cada time tem uma base com uma bandeira. O objetivo do time é pegar a bandeira do time adversário e carregar até a própria bandeira. Você precisa prevenir que o time adversário faça o mesmo. Se você for morto, irá reaparecer no mapa após um pequeno tempo de espera. Pontuação segue abaixo.

* 15 pontos por uma captura de bandeira (individual) *Bonus*
* 10 pontos se o time capturar a bandeira (time) *Bonus*
* 2 pontos por defender a bandeira
* 1 ponto por retornar a bandeira
* 1 ponto por matar o adversário carregador de bandeira
* 1 ponto por fornecer proteção ao carregador de bandeira *Bonus*
* 1 ponto por evitar a captura

Bomb & Defuse (Bomb - gametype 8): O time vermelho é o time ofensivo cujo objetivo é plantar a bomba em um dos dois lugares identificados com ícones pulsantes no mapa. O time azul defende os pontos alvos, tanto matando todo o time adversário como por desarmando a bomba uma vez que esta foi plantada.
O time vermelho tem até o tempo limite para plantar a bomba. Quando a bomba for plantada, o tempo da rodada para e começa a contagem regressiva para a explosão. Neste tempo, o time azul tem a chance de desarmar a bomba. Pontuação segue abaixo.

* 2 pontos para o time vermelho caso a bomba exploda
* 2 pontos para o time azul por evitar que a bomba seja plantada
* 1 ponto para o time vermelho por aniquilar o time azul, mas sem plantar
* 1 ponto para o time azul por desarmar a bomba
* 0 ponto em caso de empate

Versão em inglês contidas no manual do jogo.

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